Mitos Modernos



Esses dias refletindo sobre a obra da Lya Luft (Múltipla escolha) percebi que o Homem sempre viveu de mitos. Antes os mitos existiam para explicar os fenômenos da natureza e justificar os eventos da vida cotidiana. Hoje, nos dias modernos, os mitos continuam a existir, mas estes usam outras máscaras, outras roupagens. Porém, a função continua a mesma: Assombrar os Homens.

E quais seriam esses “mitos modernos”? São vários, mas vou enfatizar no “tem que”. Esse é o mito que assombra e perturba. Por quê? Por que olhar para o futuro sempre será como olhar através de uma janela embaçada, você pode até visualizar alguma coisa, mas nunca poderá ter certeza. E o mito criado pela sociedade que você “tem que ter o melhor emprego”, “tem que ter uma ótima casa”, “tem que ter um gordo salário”, “tem que ter o carro mais caro”... Fazendo com que as pessoas gerem sobre si uma enorme expectativa para TER TODAS ESSAS COISAS! E enquanto essa utopia pessoal não for alcançada os Homens mergulham na frustração, na auto cobrança exagerada, na ansiedade e na depressão (que tem se tornado o mal do século).


Como quebrar isso dentro de mim? Talvez me perguntando: POR QUÊ? PARA QUÊ?
Por que eu preciso ter a melhor casa, carro, emprego, salario? Para quê a minha grama tem que ser mais verde que a do vizinho? Será que isso faz sentido?

É claro que eu tenho que ter uma vida decente! trabalhar, ter meu teto e o meu conforto, mas não preciso ostentar! Não faz sentido. O meu medo é ser escravo da futilidade. É contra isso que eu luto. Todos os humanos têm dentro de si o Ego, a futilidade e as coisas que sufocam a nossa essência. Sem falar em outros mitos como a "Moralidade", que faz com que as pessoas sejam hipócritas; e a "Existência própria", que faz com que as pessoas sejam carentes de atenção (tornando-se fáceis vitimas de oportunistas).

Sei lá... eu decido ser livre disso tudo, quero ser feliz ao menos. Já que eu só posso viver uma vez (e se eu puder viver “outras vidas” não poderei me recordar desta). Seria arrogância querer que todos pensassem assim? Talvez sim rs... mas é isso que eu espero que aconteça. O mundo seria bem melhor assim, sem tantas “obrigações frenéticas” por poder.


Patrick Pinheiro
18/01/13

2 comentários:

  1. Olá Patrick, gostei do seu texto, bem reflexivo.
    A verdade é que a sociedade vive escrava do sistema, e muitas pessoas acham que para serem felizes precisam de bens materiais, trocam o ser pelo ter.
    Um beijo em você e parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  2. Concordo, mas gostaria de acrescentar um final:

    As pessoas acreditam em seu potencial próprio, entretanto, existem outras que se aproveitam disso colocando na cabeça dos outros esses "tem que... pare que" e aquelas pessoas que só querem crescer e ter algo de bom (que lhes foi mostrado) vão a luta e trabalham arduamente a fim de ter excito na vida, mas acabam não conseguindo tudo o que querem e se frustam. Pois a felicidade que foi apresentada não passou de simples produtos, é como aquele filme Amor por Contrato. Mas a felicidade verdadeira provém de dentro para fora e não do contrário, assim que eu vejo, esse texto despertou isso em mim. Obrigado mesmo.

    ResponderExcluir